Polypodium vaccinifolium Langs. e Fischer. - O Cipo Cabeludo

08:43:00




O Polypodium vaccinifolium Langs. e Fischer. pertencente a família botânica Polypodiaceae é popularmente conhecido no Brasil como Erva-silvina, Erva-teresa, Silvina, Solda, Soldinha ou Cipó cabeludo.
O Cipó-cabeludo é uma espécie autóctone que medra sobre o tronco e ramos de árvores da mata Atlântica litorânea ou em sub-bosques, capoeirões ou mesmo em arbustos grandes e árvores isoladas.
Planta epífita de caule epígeo, comprido, rastejante-aderente sobre o tronco de árvores, revestido de escamas flageliformes. As folhas são subsésseis, subcoriáceas, pequenas, obtusas, inteiras, as estéreis arredondado-oblongas, as férteis liguladas, soros dispostos em série de ambos os lados da nervura principal.
Na medicina caseira é indicado para o tratamento de diversos males, tais como: bronquite, catarros crônicos, coqueluche, laringite, hemoptise, hematúria, frieiras, rachaduras e coceiras na pele, escarros sangüíneos, gota, reumatismo, varizes, lesões cardíacas e dilatação das veias.
A planta Cipó-cabeludo é béquica, antidiarréica, antidisentérica, diurética, antinefrítica, antinflamatória renal, anti-reumática, adstringente e balsâmica. 






Cultivo do Cipó Cabeludo:

Ambiente: esta espécie deve ser cultivada como epífita, sobretudo sobre caule de árvores com casca escabrosa. O local de crescimento deve ser sombreado e umedecido frequentemente, até que haja o pegamento das mudas.
Propagação: esporos e segmentos do rizoma. Os esporos são coletados de folhas maturas de plantas matrizes e pulverizados sobre uma pasta de argila misturada com húmus ou turfa. As árvores escolhidas como hospedeiras devem ser impregnadas, a cerca de 1,5 m do solo, com esfregaços circuncaules, com cerca de 1 cm de largura, da mistura esporo+substrato. Os segmentos de rizoma são afixados sobre a casca da árvore, a cerca de 1,5 mts. do solo, com barbante macio.
Plantio: Primavera.
Plantas daninhas: eliminar outras plantas epífitas e líquens que crescem sobre a casca.
Colheita: inicia a partir do segundo ano de epifitismo.




Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Flickr Images

Like us on Facebook