Mentha rotundifolia L. - A Hortelã Variegada

10:23:00




A Mentha rotundifolia L. ou  Mentha suaveolens. pertencente a família botânica Lamiaceae é conhecida no Brasil por diversos nomes populares, entre eles os principais são: Erva-boa, Hortelã-cheirosa, Hortelã-chinesa, Hortelã-comum, Hortelã-cultivada, Hortelã-da-horta, Hortelã-das-hortas, Hortelã-de-cavalo, Hortelã-de-cheiro, Hortelã-de-horta, Hortelã-de-folha-miúda, Hortelã-de-folha-redonda, Hortelã-de-leite, Hortelã-de-panela, Hortelã-de-tempero, Hortelã-do-brasil, Hortelã-miúda, Hortelã-pimenta-rasteira, Hortelã-rasteira, Menta-maçã, Mentrasto ou poejo.
Espécie alóctone originária da Europa, a Hortelã é uma planta herbácea perene de porte rasteiro-ascendente, com as folhas fortemente enrugadas,  crenadas ou denteadas, arredondadas, pubescentes. Suas flores são alvas, dispostas em espigas verticiladas, as folhas tem aroma suave que lembra maçã.
Nesta variedade variegada a beleza das folhas deixam a espécie muito mais ornamental, sendo ideal para compor hortinhas urbanas.
Embora seja de clima temperado, adapta-se bem à regiões subtropicais com precipitação de 1.300 a 2.000 mm ao ano, bem distribuídas.
Suporta baixas temperaturas, mas não geadas. Tolera altas temperaturas, desde que não ocorra estresse hídrico. Temperaturas muito altas, associadas a pouca precipitação determinam menor teor de óleos essenciais. É heliófita.
Prefere solo leve e poroso, fértil e com bom teor de matéria orgânica. O teor de óleos essenciais na planta fresca varia de 0,059 a 0,18% e o teor de mentol deve estar além de 50% .
A Hortelã branca é utilizada na medicina caseira no tratamento da prisão de ventre e feridas. É uma espécie carminativa, aromática, estimulante, tônica, vermífuga, anti-reumática, calmante e antiemética.





Como Plantar a Hortelã:
Espaçamento: 0,4 x 0,3m.
Propagação: divisão de rizomas, estacas radicantes e sementes. Os segmentos vegetativos devem ser plantados diretamente a campo, em canteiros, e as sementes são postas a germinar em bandejas de isopor contendo substrato organo-mineral.
Plantio: Março a Maio.
Plantas invasoras: proceder a capinação até que a hortelã cubra o solo por inteiro.
Nutrição: a planta extrai por hectare cerca de 170kg de nitrogênio, 25kg de fósforo, 290kg de potássio, 130kg de cálcio e 17kg de magnésio, para uma produção de 4t de matéria fresca.
Adubação: aplicar no plantio 4 a 5kg de estrume de gado ou composto. Aplicar, 30 dias após o plantio, 15g de nitrogênio/m2. Repetir a adubação a cada corte.
Irrigação:  proceder periodicamente, pois a planta é exigente em umidade no solo.
Florescimento: dezembro e janeiro.
Rendimento: 2 a 3 cortes por ano ou cerca de 4t/ha de planta fresca.
Colheita de sementes: Embora a planta floresça e produza sementes no sul do Brasil, a produção de sementes é desuniforme e reduzida. Além disso, corre-se o risco de utilizar-se sementes oriundas de polinizações clandestinas oriundas de outras espécies de hortelãs.
Padrão comercial: o óleo deve ter mais de 50% de mentol e um teor mínimo de 1% de óleos etéreos. Não pode haver pedaços de caule com diâmetro superior a 5mm e o teor de cinzas não deve exceder 8%.
Renovação da cultura: é feita a cada 3 a 4 anos.











PULGÕES E FORMIGAS VIVEM JUNTOS?

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Flickr Images

Like us on Facebook