Primula x polyantha no Bela Flore

09:00:00





A Primula x polyantha é uma espécie de herbácea pertencente a família botânica Primulaceae nativa da Europa que se adaptou muito bem ao nosso clima. A Primula x polyantha se originou do cruzamento entre as espécies Primula vulgaris, P. acaulis e P. elatior.
Conhecida popularmente por diversos nomes diferentes, entre eles: Barral, Copinhos-de-leite, Flor-da-doutrina, Pão-de-leite, Pão-e-queijo, Páscoas, Primavera, Primaveras, Prímula-violeta, Queijadinho, Rosas-de-páscoa, Violeta-vermelha ou simplesmente Primula.
Primula é o diminutivo feminino de primus, do latim, que significa “primeiro” – uma alusão à floração da planta, que se dá no fim do inverno, antes da maioria das espécies.
Seu principal atrativo são suas belas flores de cores vibrantes que se formam em uma inflorescência central e curto pedunculada, em diversas cores e tons, entre eles: o branco, amarelo, laranja, vermelho, vinho, roxo e violeta, surgindo sempre no final do Inverno e Primavera. Na grande maioria dos cultivares o centro das flores são de cor amarelo. É possível encontrar variedades de Primula com variações de flores, com cores degradee ou mescladas.
Para completar o belo conjunto da planta, suas folhas são basais, obovadas, rugosas, com margens dentadas e nervuras bem marcadas.
A Primula prefere ser cultivada em ambientes de meia sombra, em solo fértil e rico em matéria orgânica, levemente ácido e bem drenável. Aprecia o clima temperado e subtropical, mas pode ser cultivada sem problemas em locais de clima mais quentes, onde a planta acaba por se tornar planta anual.
Para um melhor desenvolvimento da planta prefira oferecer ambientes frescos, protegidos e úmidos, sem encharcamentos, ambientes de ar condicionado. Não tolera estiagem ou geadas.
Multiplicação: Sementes ou por divisão da planta.






Nome Científico: Primula x polyantha
Nomes Populares: Prímula, Barral, Copinhos-de-leite, Flor-da-doutrina, Pão-de-leite, Pão-e-queijo, Páscoas, Primavera, Primaveras, Prímula-violeta, Queijadinho, Rosas-de-páscoa, Violeta-vermelha
Família: Primulaceae
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Europa
Porte: 30cm de altura
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene
Solo: Fértil e rico em matéria orgânica, levemente ácido e bem drenável
Regas: Regulares
Multiplicação: Divisão da planta ou sementes
Curiosidades: É planta comestível.




Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Flickr Images

Like us on Facebook