Asclepias curassavica L. - Bela e Perigosa

12:50:00



A Asclepias curassavica L. pertencente a família botânica Asclepidaceae. é mais conhecida pela população por seus diversos nomes populares, entre eles: Algodãozinho-do-campo, algodãozinho-do-mato, camará-bravo, capitão-de-sala, capitão-da-sala, cavalheiro-da-sala, cega-olho, cega-olhos, chibança, dona-joana, erva-de-paina, erva-de-rato, erva-de-satã, erva-leiteira, falsa-erva-de-rato, flor-de-sapo, ipecacuanha-brava, ipecacuanha-das-antilhas, ipecacuanha-falsa, leiterinha, mané-mole, margaridinha, margaridinha-leiteira, mata-olho, paina-de-sapo, paina-de-seda, paininha.
Espécie autóctone da América Latina, crescendo espontaneamente em pastos, a beira de estradas e áreas ruderais.
Planta herbácea perene, lactescente, com cerca de 1,0 a 1,30 mts. de altura. Caule cilíndrico, ereto, articulado e ramoso. Folhas opostas, quase glabras, pálidas na face dorsal, membranáceas, lisas, pecioladas, lanceoladas, aguadas em ambas extremidades, medindo cerca de 10 a 12 cm de comprimento. Inflorescência em umbelas bracteadas, longo-pedunculadas, axilares e no ápice da planta. As flores apresentam pétalas vermelhas e petalóides amarelo-alaranjados, reflexos. O fruto é uma cápsula fusiforme, bilocular, glabra, deiscente, medindo 6 a 7 cm de comprimento e contendo muitas sementes castanhas, ciliadas.
Desenvolve-se bem tanto em regiões tropicais até em temperadas quentes.
É pouco exigente, adaptando-se mesmo nos argilosos, ácidos e úmidos.

Plantio:
Espaçamento : 0,6 x 0,4 mts.
Propagação: sementes. As sementes são postas a germinar em bandeja de isopor contendo substrato organo-mineral.
Plantio: março a abril.
Adubação: a planta é muito rústica, dispensando adubações.
Pragas: é atacada pela lagarta Papilio teratii, Diaspis cordiae e pelo pulgão Aphis nerii.
Colheita: 3 a 4 meses após o plantio.




Indicações na Medicina Popular:
As folhas machucadas são usadas sobre as feridas para cicatrização rápida. O látex é indicado para hiposistolia cardíaca e astenia vascular. As raízes são indicadas para combater o panarício. Compressas das folhas são indicadas para úlceras e feridas carnosas. O látex cauteriza verrugas.
O látex é purgativo, emético, tônico cardiovascular em doses mínimas. São atribuídas às raízes propriedades sudoríficas, febrífugas, vermífugas, antiasmáticas, anti-hemorroidárias, antidiarréicas, antileucorréicas e antiblenorrágicas. A planta inteira, sêca e pulverizada, é hemostática. As raízes são bernicidas.

Curiosidades sobre a planta:
Os caules fibrosos podem ser utilizados como matéria prima para a fabricação do papel.
A penugem que envolve as sementes, de consistência sedosa, pode ser utilizada para o enchimento de almofadas e travesseiros, além de já ter sido utilizada em cordoaria.
É melífera e ornamental.
É hospedeira do fungo Uromyces Hovei.
O látex da planta, colocado sobre uma isca (banana), é um eficiente raticida.





Atenção Planta Tóxica:
O látex é cáustico, causando sérias inflamações oftálmicas. A asclepiadina é um veneno convulsivo dos músculos lisos e do coração. O macerado do caule prova nos animais de sangue quente parada da respiração, convulsões, arritmia cardíaca e parada cardíaca. A ingestão de 1g da planta por kg de peso vivo, é suficiente para causar a morte em animais.




Postagens Relacionadas

1 comentários

  1. Muito interessante. Encontrei na minha chácara e não conhecia. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Flickr Images

Like us on Facebook