Pulgões e Formigas Vivem Juntos?

11:01:00





Geralmente quando percebemos a presença de formigas no jardim conincidentemente encontramos os ramos mais novos das plantas repletos de pulgões. A dúvida é inevitável: As formigas são predadoras naturais dos pulgões ou responsáveis pela disseminação dos pulgões?
Na verdade os pulgões e formigas vivem em simbiose, ou seja, se ajudam mutuamente. Com o surgimento de algum deles no jardim, será necessário controlar os dois insetos, para que uma grande infestação de pulgões não tome conta de todo o jardim.
O combate pode ocorrer com inseticidas químicos à base de água ou inseticidas naturais, todos os dois são encontrados em supermercados, lojas de jardinagem ou casas agropecuárias.
Entre os mais conhecidos entre os inseticidas naturais está o óleo de neen, que além de eficaz, é barato e não prejudica pequenos animais que eventualmente possa transitar pelo local, outra opção é a calda de fumo. A calda de fumo é fácil de preparar e possui um bom resultado no controle do pulgão.


Ingredientes: Fumo de corda, água limpa e álcool etílico

Preparo: Coloque um pouco de fumo de rolo picado em um recipiente e cubra-o com álcool. Quando o fumo absorver todo o líquido, repita o procedimento com álcool diluído em água. Deixe descansarpor 48h em local fresco. Coe a mistura e pulverize a região afetada da planta.
Guarde o restante da solução em ambiente escuro.
Para melhorar a fixação da calda de fumo na planta, adicione sabão de coco neutro durante o preparo. (derreta 1/4 da barra de sabão em 2,5 litros de água fervida. Espere esfriar e misture a calda de fumo).



Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Flickr Images

Like us on Facebook