Parthenocissus quinquefolia - Trepadeira e Forração

09:16:00





Nome Científico: Parthenocissus quinquefolia
Nomes Populares: Hera-americana, Videira virgem, Trepadeira-da-virgínia, Vide-virgem, Vinha-virgem, Vinha-virgem-da-virgínia
Categoria: Forrações à Meia Sombra, Trepadeiras
Família: Vitaceae
Clima: Subtropical, Temperado
Solo: Fértil, rico em matéria orgânica
Origem: América do Norte
Altura: acima de 12 metros
Regas: Periódicas
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: Sementes e estaquia
Dicas e cuidados: Em muitos casos pode se tornar invasiva se não controlada.





A Parthenocissus quinquefolia deve ser cultivada em ambientes de sol pleno ou de meia sombra, sempre em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, deve ser também um solo bem drenável. A planta prefere climas de subtropicais ao temperado e deve ser irrigada periodicamente.
Espécie de trepadeira muito ornamental pertencente a família botânica Vitaceae, a Parthenocissus quinquefolia ficou conhecida pelos brasileiros como Hera-americana.
Seu crescimento é vigoroso com folhagem muito ornamental, possui gavinhas que terminam em discos aderentes, capazes de fixar a planta em superfícies ásperas, tornando a espécie ideal para revestir troncos de árvores, paredes chapiscadas, muros ou cercas.
Inicialmente seu caule é esverdeado, mas com o passar do tempo se torna marrom e pubescente. Pode atingir facilmente até 30 metros de altura ou comprimento.
Suas folhas variam de cor conforme a estação do ano, na Primavera e Verão são de tons verdes e no Outono adquire tons avermelhados, antes de cair.
Na primavera e verão, suas inflorescências com numerosas flores pequenas, esverdeadas com importância ornamental secundária contrastam com seus frutos pretos esféricos, com duas ou três sementes, muito semelhantes a uvas. Por conter ácido oxálico são venenosos para mamíferos, mas muito apreciados pelos pássaros.
De crescimento rápido, a hera-americana deve ser podada no Inverno, época em que a planta não apresenta folhas.
Apesar de ser uma trepadeira, a hera-americana pode fazer às vezes de forração, emitindo fortes raízes adventícias no solo. Neste caso, não é tolerado o pisoteio da planta.
Multiplica-se por sementes e por estaquia. As sementes geralmente necessitam de pelo menos 2 meses de frio, antes do plantio, para quebra da dormência.

Fique Atento:
A Hera-americana pode se tornar invasiva em determinadas situações podendo sufocar arbustos e outras plantas do jardim.




Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Flickr Images

Like us on Facebook