Melocactus azureus - Raro e Exótico Cacto da Caatinga

09:00:00





O Melocactus azureus é um cacto raro nativo do sertão brasileiro, que possui um crescimento demasiadamente lento, porém é uma espécie muito ornamental e cada vez mais difícil de ser encontrado no seu árido habitat natural, a caatinga. 
Apresenta coloração de tom azulado, sulcos longitudinais e espinhos longos e curvos, atinge cerca de 20cm de altura e 15cm de diâmetro.
Pertencente a família botânica Cactaceae é deal para compor jardins rochosos ou cultivá-lo em vasos tipo bacia, onde sua beleza fica ainda mais evidenciada, principalmente quando se faz cobertura em seu entorno com seixos ou pedriscos brancos. No jardim de cactos o Melocactus azureus pode ser utilizado como planta central. 
Deve ser cultivado sempre exposto ao sol pleno, em solo arenoso acrescido com pouca matéria orgânica e com boa drenagem.
Se bem cuidado, em alguns anos no topo do Melocactus azureus surge um órgão cilíndrico encoberto por fina penugem esbranquiçada valorizando ainda mais sua beleza. O Melocactus azureus ficou popularmente conhecido em todo Brasil como cacto Cabeça-de-frade-azul e seu preço é considerado baixo em relação a outras espécies.



Postagens Relacionadas

1 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

Flickr Images

Like us on Facebook